A Ecologia se destaca não somente pela relação direta com os problemas ambientais que ocorrem nos Ecossistemas e Planeta como um todo. A Ecologia estabelece relações com todas as outras especialidades da Biologia, pois todo organismo está adaptado a determinado ambiente, seja bactéria ou macrorganismos, a exemplo dos grandes mamíferos. Nesta época de especialização, de múltiplas áreas, a Ecologia é uma das Ciências com maior capacidade de agrupar e convergir informações sobre todos os fatores que influenciam na qualidade de vida, tanto humana quanto dos demais seres.
Os ambientes naturais são as paisagens onde se destacam certas características biológicas, os campos – com o destaque das gramíneas, as florestas – com o predomínio das árvores, rios, lagoas, oceanos, e muitos outros ambientes que nos cercam. Com a evolução humana, o desenvolvimento cultural transforma cada vez mais o espaço dessas paisagens. As atividades humanas, tais como, as construções das cidades, as áreas para a agropecuária, a formação das represas, transformam constantemente as paisagens. Essas atividades alteram os elementos do ambiente que muitas vezes representam recursos necessários à qualidade de vida da própria sociedade.
Os setores da sociedade que estão envolvidos com os problemas ambientais, realizam abordagens interdisciplinares para saber como se deve solucioná-los. A Ecologia se insere neste contexto e pode auxiliar a população e governantes quanto as necessárias medidas de conservação ambiental que mantenham saudáveis as funções dos ambientes naturais. É neste sentido que a compreensão da Ecologia, principalmente do ponto de vista prático, por meio da interpretação das paisagens, pode tornar mais acessível o conhecimento sobre o mundo natural. A identificação da Biodiversidade é um dos meios de se compreender a Ecologia e sua importância, pois as espécies são os elementos que podemos observar e interagir, sendo os principais representantes dos ambientes naturais.