Biodiversidade no Brasil

O Brasil é considerado o país da Megadiversidade, pois é estimado que 10% a 20% das espécies do globo ocorram aqui. São mais de 100 mil espécies animais e mais de 43 mil das espécies de plantas conhecidas e até 30% das florestas tropicais mundiais.

Destacam-se no Brasil as florestas tropicais entre os principais ecossistemas terrestres que abrigam esta megadiversidade. No entanto o desmatamento é ainda crescente, na Amazônia é estima-se que 70 e 80% de sua área esteja preservada, no Cerrado entre 50 e 60%, na Caatinga cerca de 60%, Pantanal 80 %, Mata Atlântica 8,5% e quanto a parte de vegetação de campos cerca 51% remanescem.

No entanto, na prática, menos de 20% das formas de vegetação remanescente estão protegidas sob a forma de Unidades de Conservação, somente na Amazônia que chega a 25%. Algumas dessas áreas são reconhecidas como Reservas da Biosfera, unidades de conservação mundiais.

A extensão continental do país confere ampla variedade de condições ambientais, geológicas e climatológicas, propiciando a existência desses diversos ecossistemas. Além disso, temos quase 11 mil km de litoral, uma das maiores costas do mundo.

A região costeira é uma das áreas onde mais se concentra a biodiversidade, pois além da Mata Atlântica, temos formas transicionais de ecossistemas terrestres e marinhos tais como as praias, banhados e áreas alagadas, estuários, restingas, manguezais, costões rochosos, lagunas e marismas, enquanto que na parte marinha há as formações de recifes, tanto os coralíneos.

Além da riqueza biológica, o Brasil apresenta grande diversidade cultural. São mais de 200 povos indígenas e comunidades tradicionais de quilombolas, extrativistas, pescadores artesanais, caiçaras, sertanejos, agricultores familiares, ribeirinhos, pantaneiros, entre outras. Vivemos hoje em época não só de expansão de fronteiras, mas também na dissolução delas, especialmente as internacionais e inter-étnicas, por isso a tendência de mesclagem cultural é fato reconhecido. Um dos desafios atuais para manter e cultivar esta diversidade é justamente evitar que haja intercâmbio e influências mútuas entre elas, o que é praticamente inevitável.

Postagens Recentes
Propagandas
Compartilhar
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email